O Museu de Paleontologia Pedro Candolo inaugurou “A Ala dos Titãs” na manhã desta quarta-feira (11/10).

O novo espaço é uma realização da Prefeitura Municipal de Uchoa, Empresa Triunfo Transbrasiliana e Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo PROAC.

No local estão abrigados para exposição, fósseis de um titanossauro encontrado durante as obras de duplicação da BR-153, no quilômetro 85, em Mirassol. De acordo com os paleontólogos Dr. Fabiano Vidoi Iori e Leonardo Paschoa o animal teria 23 metros de comprimento e pesava 30 toneladas. Os fósseis escavados foram o fragmento de fêmur, úmero (osso da perna dianteira), uma vértebra caudal e um dente, todos da espécie titanossauro.

Os titanossauros viveram predominantemente na América do Sul, sendo quadrúpedes, de pescoço e cauda longos, além de possuírem hábitos herbívoros, e habitaram a nossa região no período cretáceo, há mais de 80 milhões de anos.

Na cerimônia de inauguração foi exibido um vídeo mostrando o momento da retirada dos fósseis para todos os presentes para alunos do 5º ano do Ensino Fundamental do município de Mirassol, trazidos pela empresa Triunfo Transbasiliana.

Entre as autoridades presentes estiveram: o prefeito municipal José Claudio Martins, Primeira-dama e vereadora Marilda Alves Martins, presidente da Câmara de Uchoa Alexandre Rodrigues, vereador Marcos Rogério da Conceição, vereador André Barrios, Secretária de Governo, Turismo, Cultura e Esporte Selma Dornelles, Diretor de Engenharia e Operações da Triunfo de Engenharia e Operações Daniel Ramos Victorino, Diretor de Turismo Leonardo Paschoa, Professor Dr. Paleontólogo e Curador Fabiano Vodoi Iori.