Para bloquear a proliferação do mosquito transmissor da dengue, zica e chikungunya a Secretaria Municipal de Saúde está realizando diversas ações de bloqueio com os agentes da vigilância epidemiológica.

Os agentes estão indo a campo recolher possíveis criadouros do mosquito.

Embora Uchoa, vem se destacando por não possuir até o momento nenhum caso de dengue e chikungunya é necessário que a população fique em alerta e colabore, pois, a região tem registrado muitos casos das duas doenças conforme imagens divulgadas.

Os agentes estão realizando visitas nas residências para orientação, e se caso for detectado o foco, será notificado para eliminação, e se não cumprir no prazo de 05 dias, o munícipe poderá ser multado em R$755,60 (Setecentos e cinquenta e cinco reais e sessenta centavos) que duplicará em caso de reincidência conforme determinado na Legislação vigente. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde foram registradas 12 notificações até o momento e nenhuma autuação devido ao cumprimento após a abordagem.

Com relação ao boletim do mês de janeiro/24, os dados registrados até o momento foram: 11 notificações, 3 negativos, 2 estão aguardando resultado, 6 não vieram coletar na data agendada e nenhum caso confirmado.