A Secretária da Educação Maria Silvia Bueno Cardoso, a Diretora Adjunta Valdete Cecchin, coordenadores e professores do município, participaram na manhã de quinta-feira, (25), da 1ª Reunião de Formação do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, projeto do Governo Federal.

O evento aconteceu na Diretoria Regional de Ensino e contou com a presença de representantes de outros municípios da região.

De acordo com a Secretária, o Compromisso Nacional pretende assegurar e garantir que 100% das crianças matriculadas estejam alfabetizadas ao final do 2° ano do Ensino Fundamental. “É um grande desafio para todos nós, porém, já estamos nos articulando para colocarmos em prática nossas ações” explicou a secretária.

Entre os assuntos abordados na reunião, se destacou o Projeto LEEI (Leitura e Escrita na Educação Infantil), ele foi proposto pelo Governo do Federal e aderido pela Secretaria Municipal. “Uma das primeiras ações do Compromisso será a formação dos profissionais da Educação Infantil com o curso Leitura e Escrita na Educação Infantil (LEEI) com previsão de início ainda no primeiro semestre desse ano” informou Maria Silvia.

Em novembro de 2023 Uchoa aderiu aos Cantinhos da Leitura para as Escolas de Ensino Fundamental, onde será desenvolvido um plano para o reconhecimento de recursos, para compra de mobiliários e livros. “Com toda certeza, esta será mais uma parceria de sucesso entre União, Estado e Município”.